terça-feira, 20 de outubro de 2020

EFEMÉRIDE - 1º JOGO NO PARQUE DE DESPORTOS FOI HÁ 52 ANOS


Em domingo, 20 de Outubro de 1968, com campo e bancadas provisórias, a Associação Desportiva de Fafe recebeu o Clube Oriental de Lisboa para disputar o primeiro encontro de futebol no recém-terraplanado retângulo de jogo de um Parque Desportivo em construção.

Um desafio a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal, com a A.D. Fafe a vencer por 2-0, resultado que entusiasmou, ainda mais, um número elevado de espectadores.

Lembre-se que, em reunião do executivo camarário realizada em 8 de Outubro de 1968, foi ratificada a aquisição de 29.620 metros quadrados, pelo valor total de 95.675$00, destinado à construção do Parque Municipal de Desportos de Fafe.

Imagem: reprodução do jornal “Notícias de Fafe”, 1972

 

domingo, 18 de outubro de 2020

EFEMÉRIDE - Doação da Igreja de Santa Eulália Antiga



18 de Outubro de 1360

A propósito do 660º aniversário  da doação da igreja de Santa Eulália Antiga ao Mosteiro de Santa Marinha da Costa de Guimarães, deixamos aqui uma breve nota.

O Rei de Portugal e Algarve, D. Pedro I, herdeiro da igreja paroquial de Santa Eulália Antiga, através de uma carta régia emitida na cidade do Porto em 18 de Outubro de 1360, fez a doação  do padroado da referida igreja ao Mosteiro de Santa Marinha da Costa, à época, nas mãos dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, que, assim, ficaram com todos os privilégios da referida igreja, incluindo todas as suas propriedades urbanas e rurais.

Em contra partida à doação, D. Pedro I exigiu que,  na Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa, fossem cantadas duas missas em cada dia, uma pelo Rei e outra por alma de D. Inês de Castro, sua mulher.

Sabe-se que no século XVIII, os Monges de São Jerónimo, detentores do Mosteiro da Costa desde 1528, vinham a Fafe cuidar das suas terras, hospedando-se em um «imponente» edifício que existiu nas proximidades da Igreja Matriz. Seria no local onde existe a Casa da Paróquia de Santa Eulália?

Com a expulsão das Ordens Religiosas em Portugal, no ano de 1834, o Padroado da igreja de Fafe passou para as mãos do Arcebispado de Braga, onde se mantém.